Massagem Modeladora ajuda a reduzir medidas
Na luta para conquistar a boa forma e exibir um belo corpo, a massagem modeladora é uma maneira de eliminar gordura localizada e reduzir de medidas, sem provocar dores. Feita em clínicas de estética por profissionais especializados, a técnica é bastante procurada pelas mulheres, por sentir maior dificuldade de acabar com a gordura localizada que se concentram no abdômen, coxas, glúteos, panturrilha e braços. Dependendo da região a ser trabalhada, é possível reduzir de 5 a 10 centímetros das medidas.
Priscila Pedro, fisioterapeuta da clínica Onodera explica que a massagem modeladora age desfazendo a linfa - inflamação do tecido adiposo que vira gordura localizada. "Os nódulos de gordura são desmanchados e vão para a corrente sanguínea, onde serão purificados. Em seguida, o corpo elimina as toxinas por meio de urina ou fezes", explica Priscila.
O cirurgião plástico Paulo Jatene fala da massagem como um complemento para a beleza e saúde do corpo, pois ela tem função terapêutica, aumenta a circulação sanguínea, e ajuda a relaxar músculo e nervos, aliviando tensões do dia a dia. "Por isso é bastante indicada no pós-operatório, porque ajuda a aliviar o inchaço causado pela cirurgia", declara Paulo.
Procedimento da massagem modeladora
Nesta técnica, não são utilizados aparelhos, mas apenas o trabalho manual e um creme com propriedades ativas, para não causar atrito das mãos no corpo. A massagem auxilia a penetração do produto na pele, aumentando a capacidade de absorção do hidratante. O movimento das mãos ajuda a fazer o transporte da linfa - toxinas e impurezas que formam a gordura localizada - para a os vasos sanguíneos, onde será purificada.
Priscila Pedro fala que, quando ocorre a redução de medidas, a pele tende a ficar mais flácida. "Para impedir a flacidez, o melhor creme utilizado neste tratamento é o de castanha-do-pará, pois ele auxilia na renovação celular e inibe a destruição do colágeno", conclui.
A fisioterapeuta explica que a diferença da massagem modeladora para a relaxante, é a forma dos movimentos. "Para auxiliar a modelagem e quebra dos nódulos de gordura, é necessário que o massagista faça movimentos mais fortes e com maior pressão, atingindo uma camada corporal mais profunda", fala.
Por isso, pode acontecer de algumas mulheres, após a sessão, ficar com a pele avermelhada. "Isso ocorre principalmente com pessoas de pele branquinha e que são mais sensíveis", explica Priscila.
Mas a fisioterapeuta ressalta que, a pressão muito forte pode estourar os vasos sanguíneos e causar pequena hemorragia interna, que forma círculos de cor roxa na região afetada e causa dor e desconforto. Logo, vale lembrar que a massagem não pode causar edemas no corpo. "Muitas mulheres acreditam que a dor é um sinal de que o tratamento está fazendo efeito, o que é totalmente falso", explica Priscila. "A massagem bem feita é aquela que reduz gordura localizada sem precisar machucar a paciente.
Dieta e exercícios não podem ser descartados
Quem está pensando que apenas a massagem é o suficiente para emagrecer está enganado. Neste tratamento, a pessoa elimina alguns gramas de gordura, e para não ganha-los novamente, é preciso fazer dieta e exercícios pois, na realidade, não há grandes alterações no peso corporal.
As mudanças maiores acontecem nas medidas, mas o cirurgião Paulo Jatene ressalta que somente a massagem não é o suficiente para emagrecer. "Apesar de ser um bom tratamento, sozinho ele não é capaz de acabar com toda a gordura do corpo. Por isso, a pessoa deve também fazer uma dieta", afirma Paulo.
Priscila ainda recomenda que, antes de submeter-se a técnica, todas as pacientes devem se exercitar, para auxiliar o tratamento. "Existem pessoas totalmente sedentárias, que nunca fazem exercícios. Mas de qualquer maneira, recomendamos a essas pessoas que façam, no mínimo, uma caminhada de meia hora, três vezes por semana. Dessa forma, as pacientes notarão que o tratamento fará efeito mais rapidamente", afirma.
Antes de dar início ao tratamento, é necessário que a pessoa passe por uma avaliação para saber quantas sessões precisarão ser feitas. Mas para que a massagem funcione, a paciente deverá fazê-la periodicamente. "O tratamento é contínuo, portanto, se a pessoa precisar fazer 10 sessões, o ideal é que ela divida de maneira equilibrada, por exemplo, três vezes por semana alternando os dias", define a fisioterapeuta.
Priscila lembra que, para ajudar a eliminar as impurezas, a paciente deve beber em média, dois litros de água por dia. "Além de manter o organismo hidratado, a água é uma maneira de limpá-lo, deixando-o livre das toxinas", afirma.
Em clínicas especializadas, quem indica o número de sessões necessárias é o fisioterapeuta. Em seguida, é feita uma avaliação médica para detectar se a pessoa pode ou não se submeter a massagem. A sessão custa, em média, 30 reais, sendo que o pacote mínimo contém 10 sessões.
Contra-indicação
Pessoas que tenha algum tumor, seja ele benigno ou maligno;
Gravidez;
Febre, pois a infecção pode proliferar.
Publicado em 02/02/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário