quinta-feira, 14 de maio de 2009

Informações a respeito da linfa e a circulação linfática

Linfa e Circulação Linfática

A linfa é um líquido esbranquiçado que banha todas as células do corpo. É através dela que os alimentos e o oxigênio passam do sangue para as células.
É também através da linfa que o gás carbônico passa das células para o sangue.
O plasma sangüíneo, como acontece com os leucócitos, também atravessa as paredes dos capilares. Desta forma, plasma e leucócitos atingem os espaços existentes entre as células.
Os espaços intercelulares ficam cheios de um líquido constituído de plasma sangüíneo e leucócitos: a linfa.
Como é formada por plasma e leucócitos, a linfa adquire uma colocação esbranquiçada.
A linfa é um líquido quer circula pelo organismo. A linfa que banha as células é recolhida por pequenos vasos, os capilares linfáticos; estes vasos vão-se reunindo, formando vasos cada vez maiores, até constituírem grandes vasos que levam a linfa para a circulação sangüínea.
A linfa não somente é misturada ao sangue dentro dos vasos sangüíneos, como também é formada por elementos do sangue. Os leucócitos e o plasma sangüíneo que saem dos capilares é que formam a linfa. Posteriormente, a linfa volta para os vasos sangüíneos.
Existe um grande número de dilatações ao longo dos vasos linfáticos. Essas dilatações são gânglios linfáticos, formações muito importantes, pois são responsáveis pela produção de leucócitos.
Os vasos linfáticos reúnem-se em dois grandes vasos que se abrem nas veias cavas. Vemos, então, que o coração é o órgão central do sistema circulatório, sendo responsável pela circulação do sangue e da linfa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário