quinta-feira, 14 de maio de 2009

Drenagem pós cirúrgico/ e ou pós operatório

Pós-operatório de cirurgias plásticas
O inchaço pós-operatório é proveniente do trauma cirúrgico causado pela mobilização de vísceras, camadas musculares e tecidos profundos.
A conseqüência é um processo inflamatório em que o corpo produz e retém maior quantidade de líquido.
Por isso a drenagem é tão importante nesse momento. “Ela torna mais rápida e eficiente a absorção dos edemas pós-operatórios, na medida em que promove a desobstrução dos gânglios e dutos linfáticos sobrecarregados pelo inchaço e, com isso, consegue-se acelerar a recuperação”, explica o cirurgião plástico Luiz Victor Jr.
O expert ainda alerta que o segredo do sucesso do tratamento está em não padronizar a indicação do procedimento: “Cada caso é um caso e existe o momento certo para cada paciente iniciar as massagens. No começo, as drenagens devem ser delicadas e comedidas, caso contrário pode haver agressão dos tecidos”.
A técnica é recomendada após quase todas as cirurgias, mas em dois tipos ela é praticamente indispensável: no pós-operatório do lifting cérvico-facial e na lipoaspiração.Tantos aparelhos e métodos novos e os especialistas (da área estética ou médica) são unânimes em recomendar a boa e velha drenagem linfática manual para os mais variados tratamentos. Afinal, o que essa massagem tem de tão especial?

SIMONE SERPA

2 comentários:

  1. em caso de abdominoplastia quando posso usar endermo para acabar com fibrose?













    apartir de

    ResponderExcluir
  2. Assim que o seu cirurgião plástico liberar, você deve consultá-lo para uma avaliação.

    ResponderExcluir