Se um simples banho pode fazer milagres, imagine o Banho de Cleópatra, de chocolate, de vinho, de mel... Além de amaciar e hidratar a pele, os banhos aromáticos relaxam e proporcionam uma incrível sensação de bem-estar. Eles são as vedetes do spas, mas você pode fazer, em casa, deliciosos banhos, graças às receitas da esteticista e terapeuta Janaína Saraiva, do Espaço Aono, em São Paulo.
Banhos combinados com massagens, feitos com produtos naturais, são terapias milenares de bem-estar provenientes de diversas culturas. Adaptados ao mundo contemporâneo ocidental, onde o estresse é uma constante, ganharam versões que associam a melhora do estado físico à benesses estéticas, como a hidratação da pele, entre outros benefícios.
Lavar a almaO fato é que as diversas modalidades de banhos, excelentes opções para todas as épocas do ano, já que relaxam músculos e mente. "Os banhos aromáticos não são apenas para purificar o corpo, mas também para lavar a alma", define Janaína Saraiva.
Pode parecer força da expressão, mas está provado que a imersão em banhos especiais é um método eficaz para esse etéreo fim, pois os óleos ou as ervas atuam de duas maneiras: "Por penetração na pele e por inalação, uma vez que a água morna provoca evaporação e a criação de uma nuvem aromática no ambiente", explica a terapeuta.
Veja as sugestões da esteticista terapeuta de banhos para serem feitos em casa:
Na banheira:
- 1 colher de sopa de óleo vegetal - Sugestões: Óleo Vegetal de Semente de Uva / Óleo Vegetal de Amêndoa Doce
- 10 gotas de Óleo Essencial de Manjericão
- 10 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass
- 10 gotas de Óleo Essencial de Gengibre
Coloque o óleo vegetal em um recipiente e misture os outros óleos. Despeje a mistura na água da banheira, já aquecida em no máximo 37°. Permaneça em imersão por até 30 minutos. "Para complementar, beba chá quente de gengibre com cravo ou maçã e limão, e deguste nozes ou uvas passas", recomenda Janaína.
No chuveiro:
- 1 litro de água mineral fervida;
- 10 folhas de manjericão;
- 10 folhas de capim-santo, também conhecido como erva-cidreira;
- 1 raiz de gengibre pequena picada.
Faça o preparo em infusão como se fosse um chá. Coloque em um recipiente grande em temperatura de no máximo 30°. Após o banho normal, jogue por todo o corpo, do pescoço para baixo.
A terapeuta explica as propriedades dos ingredientes:
- Manjericão - possui ação diurética, sedativa e combate a depressão;
- Capim-santo - com ação relaxante, ajuda a combater o esgotamento mental e a enxaqueca;
- Gengibre - possui ação reconfortante e desintoxicante e ajuda a melhorar a celulite.
"A infusão de ervas - usada no banho e, como complemento, ingerida em forma de chás - purifica o corpo, ativando a circulação e eliminando toxinas", ressalta.
Ambiente
Para compor o ambiente, acenda velas e apague as luzes, crie um ambiente relaxante e coloque uma música bem suave. "Agora é só curtir o seu banho em perfeita harmonia", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário