segunda-feira, 13 de abril de 2009

Massagem modeladora

Na luta para conquistar a boa forma e exibir um belo corpo, a massagem modeladora é uma maneira de eliminar gordura localizada e reduzir medidas, sem provocar dores.
A técnica é bastante procurada pelas mulheres, por sentir maior dificuldade de acabar com a gordura localizada que se concentram no abdômen, coxas, glúteos, panturrilha e braços. Dependendo da região a ser trabalhada, é possível reduzir de 5 a 10 centímetros das medidas.
Para detalhar um pouco mais sobre os reflexos da massagem, tenho a ajuda da massoterapeuta da clínica Corpo & Essência Nilza Silva. A profissional explica que a massagem modeladora age desfazendo a linfa - inflamação do tecido adiposo que vira gordura localizada. "Os nódulos de gordura são desmanchados e vão para a corrente sanguínea, onde serão purificados. Em seguida, o corpo elimina as toxinas por meio de urina ou fezes", explica Nilza. Nesta técnica, não são utilizados aparelhos, mas apenas o trabalho manual e um creme com propriedades ativas, para não causar atrito das mãos no corpo. A massagem auxilia a penetração do produto na pele, aumentando a capacidade de absorção do hidratante. O movimento das mãos ajuda a fazer o transporte da linfa - toxinas e impurezas que formam a gordura localizada - para a os vasos sanguíneos, onde será purificada.
Quando ocorre a redução de medidas, a pele tende a ficar mais flácida. Para impedir a flacidez, utilizamos um creme especial, pois ele auxilia na renovação celular e inibe a destruição do colágeno.
A massoterapeuta também explica que a diferença da massagem modeladora para a relaxante, é a forma dos movimentos. "Para auxiliar a modelagem e quebra dos nódulos de gordura, é necessário que o massagista faça movimentos mais fortes e com maior pressão, atingindo uma camada corporal mais profunda", fala. Por isso, pode acontecer de algumas mulheres, após a sessão, ficar com a pele avermelhada. "Isso ocorre principalmente com pessoas de pele branquinha e que são mais sensíveis", explica Nilza. Mas a massoterapeuta ressalta que, a pressão muito forte pode estourar os vasos sanguíneos e causar pequena hemorragia interna, que forma círculos de cor roxa na região afetada e causa dor e desconforto.
Logo, vale lembrar que a massagem não pode causar edemas no corpo. "Muitas mulheres acreditam que a dor é um sinal de que o tratamento está fazendo efeito, o que é totalmente falso", explica Nilza. "A massagem bem feita é aquela que reduz gordura localizada sem precisar machucar a paciente. Por isso, desconfie se o profissional disser que é normal a pessoa ficar levemente machucada ou com desconforto causado por hematomas", avisa.


MASSAGEM MODELADORA

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais on-line à sua disposição.
Por Isabelle Lindote
redatora@bemleve.com.br

Muitos homens e mulheres, por mais preocupados com os hábitos alimentares e com os exercícios físicos, acabam padecendo com as gordurinhas localizadas que parecem serem imunes a quaiquers esforços. Os tratamentos estéticos ajudam a resolver este e outros problemas que incomodam e podem até interferir na saúde.
A massagem modeladora, que funciona como uma minilipo manual, pode ser feita em casa e a curto prazo, quando aliada à uma vida saudável e não-sedentária, consegue detonar aquelas gordurinhas insistentes que se acumulam na barriga e nos quadris.

Como funciona?
'O objetivo da massagem redutora modeladora é 'esvaziar' as células adiposas', afirma Fátima Barros, esteticista carioca. 'Os movimentos da massagem amolecem a gordura que está dentro das células, fazendo com que ela seja eliminada pela urina e suor', conta ela. Quando realizada em uma clínica de estética, a massagem é precedida de uma sessão de manta térmica, que esquenta a região a ser trabalhada, o que facilita o amolecimento da gordura. Com a ajuda de um creme de parafina ou outro produto emoliente, a profissional executa os movimentos de quebra das moléculas. 'Aconselho que em casa, as pessoas que se submetem ao tratamento usem cremes crioterápicos, que esfriam a pele, fazendo com que as células se agitem na tentativa de aquecer a região, o que ajuda na quebra de gordura', afirma Fátima.
O ideal é aliar o tratamento com uma dieta hipocalórica e exercícios aeróbicos, que queimam calorias. Seguindo esta receita, é possível diminuir até 2 centímetros de abdômen e 4 centímetros de coxas em dez sessões (duas por semana). 'A massagem ainda ajuda a tonificar os músculos, por isso é comum que a região fique dolorida por algumas horas após cada sessão, melhorando com o tempo' avisa a esteticista. O preço varia de acordo com a região do corpo a ser trabalhada, ficando entre R$ 300 e R$ 450 por pacote de dez sessões (preços pesquisados no Rio de Janeiro).

2 comentários:

  1. Ao ler essa matéria alguns trechos me deixou bastante curiososa, e se possível gostaria de entender a fisiologia que deconheço usada para as explicações da formação e eliminação da gordura.

    “A profissional explica que a massagem modeladora age desfazendo a linfa - inflamação do tecido adiposo que vira gordura localizada. "Os nódulos de gordura são desmanchados e vão para a corrente sanguínea, onde serão purificados”.

    A inflamação e a linfa vira gordura localizada?
    Como que consegue “desmanchar” a gordura sem a queima da mesma?

    “Os movimentos da massagem amolecem a gordura que está dentro das células, fazendo com que ela seja eliminada pela urina e suor', conta ela”.

    Esse “amolecer” não seria uma característica apresentada pelo tecido adiposo de se moldar pelas próprias manobras?

    Muito legal o seu blog e agradeço por ver que é um seguidor do meu.

    Marcelle.

    ResponderExcluir
  2. Olá Drª fico muito grato com sua contribuição e vou tentar esclarecer alguns equívocos cometidos pela Autora, e que não atentei antes de postar em meu blog, referente a possível "eliminação da linfa" é impossível, visto que, a linfa é de suma importância em nossa corrente sanguinea, sendo ela responsavel por levar o oxigênio do sangue para as células, e da mesma forma levar o gás carbônico da células para o sangue. Creio que ela tentou dizer que, a massagem faz a "desobstrução da linfa", ao invés de desfazé-la, como dito antes referente sua importância para a circulação.

    Referente a possibilidade de desmanchar a gordura, é através sim do movimento da modeladora, chamado de quebramento que consequentemente faz o amolecimento da gordura, espero ter esclarecido a suas dúvidas.

    Um grande abraço e até breve, espero trocar-mos mais informações.

    Audir Anjos.

    ResponderExcluir