quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Plantas auxiliam em tratamentos fitoterápicos

Aposte na eficácia das ervas medicinais para melhorar o sistema imunológico

A Fitoterapia faz parte da Medicina Alternativa, a qual trata as pessoas de maneira holística, o que significa considerar a pessoa como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Vivemos entre duas emoções: amor e ódio. O amor atrai, simpatiza, constrói. O ódio afasta, antipatiza, destrói. O amor se faz acompanhar de um estado afetivo de conotação agradável nos causa prazer e o ódio, ao contrário, de um estado afetivo de conotação penosa nos causa dor.

Há poucos anos, os cientistas descobriram que o sistema imunológico está intimamente relacionado com a mente e o sistema nervoso. Encontraram receptores para neurotransmissores em células do sistema imunológico e descobriram novas substâncias produzidas e liberadas pelo cérebro e que são importantes no alívio da dor: as endorfinas e as encefalinas. Demostraram que o sistema imunológico é ativado pelo cultivo das emoções positivas, e que as emoções perturbadoras tornam o corpo vulnerável às doenças. A risada relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso, estimula a produção de adrenalina, o que ocasiona mais irrigação nos tecidos, que recebem mais oxigênio, trazendo inúmeros benefícios. Assim, é necessário combatermos a depressão, o stress, a ansiedade e outros problemas tão comuns nos dias de hoje.

As descobertas científicas extraordinárias sobre as plantas hoje, contribuem imensamente para comprovar as aplicações empíricas, tornando a Fitoterapia digna de maior crédito. Felizmente o homem está voltando a confiar nos recursos naturais, tanto para sua alimentação como para curar as suas enfermidades.

Muita gratidão devemos à sabedoria popular, aos nossos índios, a inúmeros pesquisadores e autores nacionais e estrangeiros, por tão importantes informações.

Algumas ervas conhecidas entre nós

Alecrim
Emprega-se muito na debilidade cardíaca. Mostrou-se muito eficaz no tratamento da região do peito, melhorando o fluxo de energia vital, na região do coração, pulmões, brônquios, braços e mãos. Tônico do coração e do estômago, combate gases, males do fígado, rins e intestinos, estados nervosos e histéricos; antisséptico. É indicada para tratamento de asma, bronquite, depressão física e mental, artrite, bursite, insuficiências cardíacas e renais. O óleo das flores, em massagens leves, alivia dores reumáticas. No vaso, traz alegria para a casa. Ajuda a desenvolver a percepção extra-sensorial.

Amora
Excelente para regular a disfunção hormonal.

Arruda
A tintura de arruda deve ser usada com cautela e jamais por mulheres grávidas, por ser abortiva. Mostrou-se muito forte como tônico e estimulante do chakra sexual (vermelho) e em todo o sistema urogenital. Combate os vermes, impotência, anemia, fraqueza física nas pernas, e no sistema nervoso ciático, varizes. Pode ser utilizada em banhos de assento para pessoas que apresentam fungos ou bactérias na região genital. Promove a limpeza do chakra básico e a descarga de energias densas do corpo físico e astral. Pode ser borrifada em ambientes coletivos após festas e encontros que envolvam muita gente.

Chicória
Conhecida por "radicci" pelos italianos. Ótima salada. Utilizada para dores de estômago, fígado e rins, prisão de ventre, digestão difícil. É também um depurativo do sangue. Combate todo tipo de obstrução no organismo.

Confrei

Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele e os ossos. Combate inflamações internas e externas, fraqueza geral, hepatite e hemorróidas. Tem fácil penetração nos meridianos e sistemas nervosos que governam nossos órgãos. Cicatrizante de cortes, queimaduras e fraturas de ossos.

Erva de São João
Além de anti-depressivo suave, tem a capacidade de cicatrizar feridas e úlceras de pele, sendo também útil nas cólicas e diarréias. Durante séculos foi considerada capaz de afastar os maus espíritos, sendo utilizada no tratamento de inúmeras doenças mentais.

Gervão
Combate dores do fígado e do estômago, prisão de ventre, estimulante, hemorróidas, hepatite, dispepsias, febrífugo e sudorífico. Por ser também um bom diurético, é empregado nas afecções das vias urinárias. Observou-se também que estimula o sistema nervoso ciático, descongestionando-o e melhorando seus fluxo nervoso.

Guiné
Antivirótica. Excelente antigripal, dores de cabeça, enxaqueca, da vista, falta de memória, reumatismo, paralisia. Ajuda nas menstruações difíceis, é abortiva. Combate a sífilis, blenorragia e doenças venéreas. Tem grande poder de limpeza a nível astral, e sua irradiação, assim como a da arruda, aniquila seres de baixa frequência.

Manjeiricão
Capaz de penetrar nos meridianos que governam a sensualidade (chakra laranja). Tem ação excitante. Indicado para expelir gases do estômago e do intestino. Excelente para todas as afecções femininas. Duchas vaginais como anticéptico. Plantar no vaso em casa para atrair prosperidade.

Pfafia
Ginseng brasileiro. Propriedades rejuvenescedoras, tônicas e estimulantes. Restabelece a vitalidade física, mental e genésica. Afrodisíaca. Utilizada para combater anemia, fraqueza orgânica e escorbuto. Combate também o stress e a falta de memória. Alimenta energeticamente os neurônios, dando-lhes maior fluidez cerebral. Afasta os sintomas da velhice, é considerada capaz de prolongar a vida, curando doenças dos pulmões e tumores. Tem ação sobre o esgotamento nervoso. Acredita-se que melhore o vigor sexual, o tônus muscular e da pele.

Sete Sangrias
É usada contra febres, arteriosclerose, moléstias venéreas, furúnculos, sífilis, anemia, hipertensão arterial, palpitações cardíacas. É sudorífica, diurética, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração. Depurativa do sangue.

Tanchagem
É adstringente, combate inflamações dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Combate também gripes e resfriados. Tônica e depurativa. A tanchagem é ótima para pessoas que levam os sentimentos para o nível mental.

http://yahoo.minhavida.com.br/materias/bemestar/Plantas+auxiliam+em+tratamentos+fitoterapicos.mv

Terapia de reposição hormonal traz mais riscos que benefícios

Amenizar a menopausa é a única vantagem do procedimento

Um estudo recém-publicado pelo American Journal of Epidemiology confirma pesquisas anteriores de que a terapia de reposição hormonal, apesar de poder reduzir os sintomas de menopausa, não traz vantagens à saúde da mulher. Já são muitas evidências de que o uso prolongado desse tipo de tratamento, além de não proteger a mulher da doença coronariana, aumenta o risco de derrame cerebral, trombose nas veias e câncer de mama.

Ainda pairava no ar a suspeita de que se a terapia de reposição hormonal fosse iniciada em fases mais precoces na transição para a menopausa, os benefícios seriam maiores. Entretanto o presente estudo deu um certo banho de água fria nessa hipótese. Quando se comparou as mulheres que iniciaram a terapia de reposição hormonal mais tardiamente com as que iniciaram precocemente, não houve diferença na incidência de doença coronariana, derrame cerebral ou trombose venosa. Além disso, houve até mesmo uma leve tendência ao aumento de câncer de mama entre as mulheres que iniciaram a terapia mais precocemente.

Esses são resultados do desdobramento do mesmo estudo que, ainda em 2002, fez com que as indicações de terapia de reposição hormonal diminuíssem drasticamente após a demonstração de seus riscos numa população de milhares de mulheres. Veja abaixo que essas indicações estão cada vez mais restritas, posição atualmente consensual nos quatro cantos do mundo

Recomendações para o uso da terapia de reposição hormonal (TRH)

1- A TRH só deve ser indicada se os sintomas de menopausa forem moderados a severos;
2- As mulheres devem avaliar cuidadosamente os potenciais riscos e benefícios da TRH;
3- Os hormônios devem ser usados na mínima dose e pelo menor tempo possível;
4- A TRH não deve ser utilizada para a prevenção de doenças cardiovasculares ou demência;
5- A mulher em uso de TRH deve ser clinicamente reavaliada a cada 3-6 meses ou pelo menos anualmente.

Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp. Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-se ao jornalismo científico. É também titular do Blog "ConsCiência no Dia-a-Dia" www.consciencianodiaadia.com e consultor do Grupo Athena.

Ajuste o churrasco de fim de semana à dieta

Dá até para tomar cerveja, se for na quantidade certa

Chega sábado, domingo e bate aquela vontade danada de comer um churrasco com carnes variadas, petiscos diversos, a maionese da vovó e tomar uma cervejinha - e como faz parte do ritual ficar horas e horas churrascando. Mas, diante dessa situação tentadora, e a dieta? Como fica?

O problema é que o menu normalmente vem acompanhado de muita gordura, carboidratos e, portanto, valores calóricos altos. Isso não quer dizer que você precisa ser radical e, para não colocar a balança em risco, ficar passando vontade. Se for com moderação, dá para incluir o churrasco de final de semana no cardápio numa boa. A nutricionista Patrícia Bertolucci dá dicas de como fazer isso do jeito certo. Confira:

Prato magro - A maioria dos cortes magros de carne, como maminha e alcatra, são mais indicadas. O agravante é que como são magras , a carne pode ficar seca depois de assada. Para consumir carnes mais gordas, como a picanha, retire a capa de gordura. Evite a costela suína e bovina, que são bastante gordurosas.

- As linguiças devem ser evitadas, pois, além da gordura, são ricas em conservantes e sódio, que provoca retenção de liquido e o aumento de peso. Se não conseguir resistir, não consuma mais do que meia unidade.

- Entre os peixes, o salmão é uma opção leve e saudável, rico no óleo ômega 3, um aliado para proteger o coração. As melhores opções de frango são coxa ou sobrecoxa, porém, sem a pele, que acumula muitas calorias.

Para acompanhar
- Os acompanhamentos devem ser leves: salada de folhas, como rúcula e agrião, vinagrete, palmito, além de frutas como caju e abacaxi estão liberadas.

- As guarnições ricas em carboidratos e gorduras devem ser consumidas com moderação, como pães, maionese e farofa.

- As bebidas alcoólicas também devem ser consumidas com moderação pois levam grande quantidade de calorias. Para mulheres, o liberado são duas latas de cerveja (240 ml tem 101 kcal) ou uma caipirinha de frutas (Meio copo tem 274 Kcal). Para os homens, são permitidos quatro latas de cerveja ou quatro copos de chopp (Uma tulipa de 150 ml tem 90 kcal ou duas caipirinhas. "As bebidas alcoólicas, além de serem calóricas e facilitarem o acúmulo de gordura, quando consumidas em excesso, são prejudiciais a saúde" , alerta Patrícia Bertolucci.

A maneira certa de servir -
O ideal seria montar um prato equilibrado - com carne, vegetais, uma fonte de carboidrato -e se servir uma única vez. Mas como isso é difícil em churrascos que se prolongam pelo dia todo, tente intercalar o consumo de carne com outros itens (salada, pão e arroz, por exemplo). Faça o mesmo intercalando o consumo de bebidas alcoólicas com bebidas não alcoólicas, mas evite os refrigerantes. Coma somente até se sentir satisfeito para não exagerar no consumo e ser alvo da gula.


http://yahoo.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Ajuste+o+churrasco+de+fim+de+semana+a+dieta.mv

OMS conclui: bronzeamento artificial também provoca câncer

Os raios UVA das cabines de brozeamento, até agora considerados "supostamente cancerígenos", foram classificados com "cancerígenos" pelo Centro Internacional de Investigação sobre o Câncer (CIRC), a agência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para esta enfermidade.
A conclusão foi divulgada ontem, por um grupo de 20 especialistas, de nove países, reunidos no CIRC, com sede em Lyon, na França.
Raios UVA das cabines têm os mesmos efeitos nocivos
Desde 1992, os raios solares ultravioletas (A, B e C), do mesmo modo que os UVA artificiais de lâmpadas de bronzeamento, figuram no nível 2 da classificação do CIRC, mas diante dos últimos estudos científicos, o órgão elevou todos os raios ultravioletas ao nível 1: cancerígeno para o homem.

Análise concluiu que quando a exposição aos raios UVA artificiais começa antes dos 30 anos de idade, o risco de melanoma (a forma mais agressiva do câncer de pele) aumenta em 75%, destaca o CIRC.
O organismo destaca ainda que numerosos estudos mostraram uma ligação entre o bronzeamento artificial e o melanoma ocular.
Além disso, outro perigo é a má manutenção das instalações, pois os tubos que produzem os raios UVA envelhecem e a luz que emitem torna-se ainda mais perigosa.
Fonte: Jornal do Brasil - RJ (30/07/2009).
http://www.dermatologia.net/novo/base/noticias/bronzeamento_cancer_2.shtml

Iogurte natural ajuda a combater o mau hálito

Bactérias reduzem nível de gás sulfídrico, principal causa do problema

Um estudo realizado por pesquisadores chineses comprovou que a ingestão de iogurte natural pode reduzir o mau hálito e outras doenças bucais. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque as bactérias existentes no iogurte natural, mais especificamente os Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus, reduzem os níveis de gás sulfídrico na boca, principal causador do mau hálito, amenizando o problema.

Durante seis meses, os cientistas acompanharam 24 voluntários que ingeriram 90 gramas de iogurte natural durante seis meses e receberam instruções de higiene bucal para evitar que possíveis maus hábitos interferissem nos resultados da pesquisa.

Após este período, os pesquisadores colheram amostras das salivas de cada um dos voluntários e compararam com as primeiras amostras colhidas antes do início da pesquisa. Eles perceberam que houve, em média, uma redução de 80% dos níveis de gás sulfídrico. Também houve a redução de outros problemas como a formação de placa bacteriana e gengivite.

http://yahoo.minhavida.com.br/materia.vxlpub?codmateria=5648&materia=5648&t=Iogurte+natural+ajuda+a+combater+o+mau+hálito

Decisão errada sobre tamanho do silicone pode gerar nova cirurgia

Tamanho do seio deve respeitar o biótipo para não desequilibrar as formas

A fila de mulheres nos consultórios médicos em busca de um implante de silicone nos seios não para de crescer. Famosas ou anônimas, elas querem exibir uma comissão de frente cada vez mais avantajada. O procedimento encabeça a lista das cirurgias estéticas mais realizadas em 2008. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, 21% das cerca de 460 mil cirurgias estéticas realizadas no ano passado foram de aumento de mama. O problema é quando a paciente se empolga com o tamanho da prótese, faz a cirurgia e depois quer voltar atrás. É o que aconteceu com a ex-BBB Josiane Oliveira, que declarou recentemente à imprensa ter se arrependido dos 380 mililitros colocados e pretende trocar a prótese por uma menor, de 280. Reverter o procedimento é possível, mas também traz inconvenientes.

"Além do incômodo de enfrentar uma nova cirurgia, é preciso entender que diminuir o tamanho das próteses mamárias resulta, na grande maioria dos casos, em cicatrizes que são decorrentes da correção da pele que antes estava esticada e preenchida, mas ficou excedente", explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (SP).

Respeite o seu biótipo
Segundo o especialista, a média de volume de mililitros colocados hoje em dia está cada vez maior do que a utilizada nos últimos cinco anos, mesmo em mulheres de baixa estatura. Só que acertar no tamanho da prótese é essencial para deixar o corpo em harmonia e não prejudicar a silhueta. "Tão importante quanto resolver essa desarmonia estética é adequar o tamanho do implante ao tipo corporal de cada mulher. Uma prótese grande fica bem para uma mulher alta ou que tenha quadris largos, já nas baixinhas pode passar a impressão que a mulher está acima do peso", afirma.

Escolha consciente
Antes de escolher a prótese e decidir aumentar quatro números do sutiã de uma vez só, o ideal é pesar dois pontos: o primeiro, é que você deve se sentir confortável com a novas formas em todas as ocasiões, seja numa festa, na praia ou no trabalho. O segundo envolve se imaginar com a prótese num futuro mais distante. "As pacientes mais jovens, principalmente, são as que optam por implantes maiores para conquistarem um decote mais generoso. O que muitas esquecem é que a moda é passageira, mas o envelhecimento não é", alerta. "Devemos pensar, por exemplo, se com 50 anos, ainda vamos gostar desse visual", diz.

Consequências do exagero
Além de gerar o arrependimento, a prótese mamária exagerada pode causar problemas estéticos e físicos. Quanto maior o volume da prótese, cresce a probabilidade de surgirem estrias, já que as fibras da pele vão sofrer um esgarçamento. O peso do seio também vai aumentar, portanto, pode ocorrer a sobrecarga do esqueleto, que vai provocar uma projeção do tronco para frente, ocasionando problemas posturais, dores nas costas e até um desvio de coluna.

Converse com seu cirurgião
O cirurgião plástico tem a função de ajudar na escolha da prótese, por isso que uma boa conversa pode te ajudar a não errar. "O especialista vai mostrar fotografias do resultado de cirurgias com o volume considerado o ideal. Além disso, explicamos que existem outras variáveis importantes para a harmonia corporal, como o modo de distribuir o implante no tórax, se a mama vai ser mais empinada ou bem próxima uma da outra, por exemplo" , explica Ruben Penteado.

Antes ou depois da gravidez
Se você ainda pretende ter filhos ou quer ter outros, o ideal é optar por um tamanho um pouco menor da prótese. "Após a amamentação, a pele poderá estender. Se a mulher já tiver uma prótese grande, dificilmente poderá colocar uma maior do que a anterior para preencher a flacidez. Então, o ideal é colocar uma menor e depois trocar por uma mais volumosa, se for necessário", recomenda o cirurgião plástico.

http://yahoo.minhavida.com.br/materias/beleza/Decisao+errada+sobre+tamanho+do+silicone+pode+gerar+nova+cirurgia.mv

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aposte as suas fichas nos alimentos inimigos da gordura

Nutrientes do abacate, do ovo e das frutas vermelhas enxugam a silhueta
De um lado da briga com o ponteiro da balança está a turma dos doces, bolos e pães calóricos e, do outro, um grupo de alimentos, que não são necessariamente magrinhos, como o ovo e o abacate, mas que contém nutrientes importantes para secar os quilinhos extras. O consumo deles aliado a uma prática regular de exercícios físicos secam o pneuzinho e, de quebra, faz você ganhar mais músculos.

"Nenhum alimento estimula a queima de gordura. Eles podem conter substâncias que participam da queima de gordura, o que não significa que o seu consumo aumente ou propicie a oxidação da gordura corporal", explica a nutricionista Paula de Crook, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Após a ingestão de qualquer comida, o que acontece é o estímulo da secreção da insulina. O aumento desse hormônio na corrente sanguínea vai elevar a captação de gordura pelo tecido adiposo e aumentar o seu estoque no organismo. "Diariamente, utilizamos cerca de 150 gramas de gordura desse depósito. Para que a utilização das reservas de gordura seja maior, o consumo de calorias pela alimentação precisa ser menor que o gasto energético diário ou o gasto energético diário ser aumentado através da prática de exercício físico", acrescenta Paula de Crook.

Se a idéia é perder peso, com uma dieta, e moldar o corpo, com a malhação, vale apostar em alimentos que jogam a favor da queima de gordura. Os especialistas em nutrição apontam alguns deles:

Frutas vermelhas: pode incrementar o iogurte, o cereal matinal ou comê-las fresquinhas mesmo. Aposte no morango, na fambroesa, na blueberry (Mirtilo) e na amora para ver a calça jeans afrouxar rapidinho. "As frutas vermelhas são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Dessa forma, elas podem auxiliar na perda de peso, pois uma das causas da obesidade está associada a inflamação do tecido adiposo", explica a nutricionista da PB Consultoria e Nutrição.

As vermelhinhas são ricas em vitaminas, minerais, e, principalmente, fibras. São elas as responsáveis por fazer o intestino funcionar direito e regular as taxas de açúcar no sangue, controlando assim os picos de liberação de insulina - processo que estimula o acúmulo de gordura. "As fibras também promovem maior saciedade, controlando o excesso alimentar durante uma refeição e melhorando a digestão dos alimentos", explica a nutricionista Karina Gallerani.

Abacate: ele leva a injusta fama de ser uma fruta gorda, e , de fato, é rico em gorduras, mas é gordura da boa, do tipo monoinsaturada, que regula as taxas de colesterol e afasta o risco de doenças cardiovasculares. Consumido na medida certa, suas calorias contam menos que seus benefícios. Experimente adicionar o abacate na salada ou preparar uma guacamole mexicana para comer com torradas ou pão integral. Rico em vitamina C, vitamina B6, magnésio e ferro, a fruta também aumenta a sensação de bem-estar, reduzindo a ansiedade e fazendo com que você evite beliscar guloseimas açucaradas. "Ele é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6", explica a nutricionista Juliet Marzalek, especialista em nutrição clínica.

Oleoginosas: nozes, castanha do Pará e amêndoas também integram a ala dos alimentos ricos em gordura monoinsaturadas, amigas do bom funcionamento do coração. "Elas promovem a diminuição do apetite, porque possuem nutrientes que agem no sistema nervoso, aumentando a sensação de saciedade", diz a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro. "Consuma duas castanhas meia hora antes do almoço para não ficar com tanta fome na hora da refeição", recomenda.

Ovo: pode comer com a clara e, principalmente, a gema, onde se concentram a maior parte de nutrientes. O ovo é rico em albumina, proteína que é facilmente aproveitada pelo organismo e é de fácil digestão. A albumina possui os nove aminoácidos necessários para o processo de anabolismo - aumento de massa muscular. A substância está contida, principalmente, na clara. "A clara também dispõe de leucina, um aminoácido que ajuda a manter os músculos e diminui a massa gorda", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, do Centro Brasileiro De Nutrição Funcional.

A gema, por sua vez, é rica em ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, mais um fator para regular a compulsão alimentar e o acúmulo de gordura. Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir, ao menos, um ovo (de galinha) por dia na sua alimentação